QUANDO MENOS É MAIS Foto Shutterstock

QUANDO O MENOS E MAIS

Valorizar as formas e as simetrias ideais para cada formato de rosto é o caminho para compor uma boa imagem.

 

O universo da beleza e cosmetologia lança mão de diversos produtos e técnicas capazes de satisfazer desejos, realizar sonhos e aumentar a auto-estima das pessoas. Mulheres e homens têm procurado cada vez mais os centros especializados na região dos olhos, onde são realizados procedimentos nas sobrancelhas e cílios, por desejarem um olhar marcante, expressivo e harmonioso.

As sobrancelhas estão em um lugar privilegiado, dai a grande importância que elas têm! Elas merecem um tratamento especial, pois são as maiores responsáveis pela expressão da face, compondo de forma notável  o embelezamento do seu olhar e da sua expressividade como um todo.

É importante lembrar que as sobrancelhas têm um tempo de vida que vai depender da hereditariedade e outros fatores individuais, como estresse e doenças específicas. A queda de pelos do corpo começa, geralmente, após os 40 anos de idade. Além disso, os fios da sobrancelha tem um ciclo de vida de cerca de quatro anos, quando nascem, crescem e caem, repetindo o período por uma média de 20 vezes.

Existem mulheres que por diversos motivos possuem as sobrancelhas falhas, finas, ou até sem pelos; um desses motivos é o bulbo enfraquecido em função da retirada freqüente dos pelos. Portanto, é preciso tomar cuidado com o profissional que faz a depilação, uma vez que, se ele fizer o desenho errado sempre, a sobrancelha corre risco de não ter mais conserto. É ai que entra o designer de sobrancelhas, profissional que possui conhecimentos e técnicas capazes de equilibrar e transformar o olhar, respeitando seu desenho natural, a harmonia, anatomia e o visagismo (técnica que valoriza a beleza e o equilíbrio, de acordo com as características físicas de cada um).

O mercado da beleza dispõe de vários meios para disfarçar a falta de pelos nas sobrancelhas que vão desde lápis e sombras para pintar o local, a técnicas mais elaboradas:

  1. a aplicação de henna, utilizada tanto para disfarçar falhas quanto para acentuar o desenho natural. Essa técnica é capaz de realçar o tom do rosto como um todo, quebrando a palidez e o aspecto cansado. Dependendo do tipo de pele e hábitos da pessoa, dura cerca de 1 semana a 15 dias.
  2. A micropigmentação também é outra opção para quem quer disfarçar as falhas do crescimento dos pelos ou cicatrizes, ela simula o formato do fio através de microinserções de pigmento mineral sob a derme. A técnica se diferencia da maquiagem definitiva por diversos motivos como o tempo de duração e a naturalidade que ela proporciona, além de evitar o efeito azulado. Pode ser feita com o dermógrafo (aparelho elétrico) ou com o tebori, caneta metálica na qual é inserida laminas de tamanhos diferenciados que depositam o pigmento dentro da pele, diferenciando-se do dermógrafo por não ser elétrica. A técnica que utiliza o tebori é chamada de Microblading (fio a fio 4D), o profissional desenha manualmente cada fio, fazendo preenchimentos, modelando ou reconstruindo completamente as sobrancelhas. A técnica proporciona uma micropigmentação natural e discreta. É feita com a cor mais adequada para cada cliente, dando mais realismo ao trabalho. Dura em média 1 ano, dependendo da pele e cuidados da pessoa.

Os olhos, cabelos e pele devem ter um equilíbrio de tons. Mudar a cor dos cabelos faz parte da rotina de diversas mulheres e, dependendo da cor que se utiliza no cabelo, as sobrancelhas também precisam ser tonalizadas, assim como os pelos que vão ficando brancos com o passar dos anos. Deve-se lembrar que a coloração das sobrancelhas e cílios deve ser feita com um tonalizante específico para essa região, não se deve usar o mesmo produto do cabelo.

Qual a mulher que não deseja cílios cheios, alongados, definidos e destacados? Isso é possível com as técnicas de alongamento, permanente e coloração de cílios. O alongamento fio a fio dá mais comprimento e volume aos cílios, promove um efeito natural e duradouro. O permanente de cílios dá aos pelos uma curvatura acentuada e os faz parecerem maiores quando visto de frente. É indicado para quem tem cílios “retos” e pode ser feito em quem tem cílios pequenos. Ele substitui o uso diário de métodos de efeito curto, como o curvex. A coloração de cílios valoriza a cor dos olhos e proporciona harmonia entre pele, olhos e cabelos. É um processo de tintura que utiliza produtos específicos para a região dos olhos, deixando os cílios mais escuros e proporciona a sensação de volume e densidade.

 

 

Por: Carla Queiroz, Fisioterapeuta, formada pela Faculdade Integrada do Recife, pós-graduada em Dermopigmentação e Design de Sobrancelhas pelo Instituto Vanessa Silveira (SP), especialista em Microblading (Aléxia Larroque – RS), curso avançado em Micropigmentação fio a fio (Sandra Rocha – PE)

Avalie este artigo