DRA BRUNA

DRA. BRUNA DANIELLE GOMES FALA SOBRE SAÚDE VOCAL

Um cuidado especial com sua voz

A voz é produzida a partir de um som básico gerado na laringe, que é um tubo alongado, dentro do pescoço e no seu interior estão às pregas vocais. Quando respiramos silenciosamente, as pregas vocais ficam abertas para permitir a entrada e a saída do ar. Quando produzimos a voz, as pregas vocais se aproximam. O ar, então, passa entre elas e as faz vibrar, produzindo o som. Portanto, o ar é essencial para produzirmos a voz, sendo o combustível energético da fonação. Nossa voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano. Alguns cuidados e procedimentos podem ser feitos para que se tenha uma voz mais saudável!

1. Beba água, regularmente, em pequenos goles, principalmente quando estiver fazendo uso profissional da voz.

2. Mantenha uma alimentação saudável e regular. Isso ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e às pregas vocais. Deve-se também evitar achocolatados e derivados do leite, pois estes aumentam a produção de secreção no trato vocal e dificultam a emissão.

3. Evite gritar e falar frequentemente em forte intensidade.

4. Esteja atento à ingestão de líquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente. Algumas pessoas têm maior sensibilidade e podem ter desconforto vocal.

5. Evite pigarrear ou tossir demais, pois isso provoca um forte atrito entre as pregas vocais, irritando-as.

6. Evite falar enquanto pratica exercícios físicos: o esforço muscular associado à fala provocará sobrecarga na musculatura de sua laringe.

7. Evite chupar balas ou pastilhas fortes, assim como utilizar sprays, que mascaram o sintoma de garganta irritada e faz com que você produza a voz com esforço, sem perceber. Quando o efeito da bala passar, a irritação na garganta será ainda maior. Em substituição a estas alternativas, procure fazer repouso vocal.

8. Evite falar muito quando estiver gripado ou em crise alérgica, pois, nestes casos, o tecido que reveste a laringe está inchado e haverá grande atrito entre pregas vocais durante a fala.

9. Evite usar roupas apertadas na região do pescoço e na cintura. Elas dificultam a livre movimentação da laringe e do diafragma, musculatura importante para a respiração.

10. Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Tais hábitos irritam a laringe.

11. Evite falar grosso ou fino demais, travar os dentes ao falar e falar muito rápido. Tenha uma voz com entonação variada, articule bem as palavras.

Quando você estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, consulte um médico otorrinolaringologista e/ou um Fonoaudiólogo.

Dra. Bruna Danielle Gomes:
Clínica Espaço Vita
Rua Joaquim Nabuco, 171 – Centro- Brejo da Madre de Deus
Contato: 3747.1318 / 9.96150694
  
Clínica CTI
Avenida Américo do Sul, 305 – Nova Santa Cruz
Contatos: 3705.1114 / 99201.5702
 
Clínica Sant’Anna
Rua José Vieira Araújo, 292 – Bairro Novo
Contato: 3731.4267 / 3705.1754
Clínica de Estética e Saúde Ruth Nunes
Rua Capitão Pedrosa, 76 – Centro
Contato: 9 9184.1862 / 81 9 9680.0611
Avalie este artigo