A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

 

Raiva é uma Doença Infecciosa provocada por um vírus altamente contagioso que uma vez instalado é sempre fatal. É uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos, etc incluindo o homem.

É transmitida ao homem através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus. Para que os humanos sejam contaminados, não há a necessidade de que sejam mordidos ou lambidos por animais raivosos, basta que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

Os animais contaminados pela doença apresentam alguns sintomas característicos como: salivação além do normal, alterações de comportamento (agressividade), alterações neurológicas, paralisia dos músculos faciais, aversão à claridade, etc.


Por tratar-se de uma doença fatal onde o tratamento é absolutamente ineficaz, a melhor maneira de evitar a doença é a vacinação dos cães e gatos.
A vacinação é o único meio de prevenção da Raiva e deve ser feita a partir do 4 mês de vida com reforços anuais, sempre sob a supervisão de um médico veterinário.

Na Clínica Veterinária e Pet Shop Agropet Cariri, você encontra todos os tipos de vacinas para seus pets, com atendimento Veterinário e Estético.

AGROPET CARIRI

Avalie este artigo
Sem Comentários

Deixe um comentário