SAIBA MAIS SOBRE ORTODONTIA

            Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Problemas de origem ortodôntica podem aparecer em qualquer fase do desenvolvimento da dentição e podem ser causados por vários motivos, dentre os quais a respiração bucal e os hábitos de chupar dedo ou chupeta. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Muitos pais têm dúvidas a respeito da evolução da dentição de seus filhos e do momento mais adequado para iniciar qualquer intervenção ortodôntica (uso de aparelhos ortodônticos dentários). O exame precoce de uma criança, a partir dos quatro anos de idade, quando a dentição de leite já está completa, permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico.

Da mesma forma, muitas pessoas acreditam que aparelhos ortodônticos são apenas para crianças e jovens. No passado se pensava assim, mas hoje em dia sabemos que isso não é verdade, pois dentes saudáveis podem ser movimentados em qualquer idade. Muitos dos problemas ortodônticos podem ser corrigidos nos adultos, com algumas diferenças em relação aos jovens como o crescimento, que não podemos contar ao nosso favor, e o tempo de tratamento, que dependendo do problema pode ser um pouco aumentado.

A idade não deve ser um fator limitante do tratamento ortodôntico, pois os dentes podem ser movimentados em todas as idades. Entretanto, a abordagem deve ser diferenciada e direcionada, não por motivos mecânicos, mas sim por motivos biológicos, sociais e psicológicos. Esses aspectos, tão importantes para nortear o tratamento ortodôntico, são definidos e estabelecidos no momento do diagnóstico e plano de tratamento realizado pelo especialista em ortodontia.

Um sorriso bonito e saudável é importante em todas as idades!

 

Fonte: Blog da Odontologia; Colgate.

 

POR: Dr. George Antônio Valença Ribeiro, formado em Odontologia pela faculdade ASCES. Cursos de Aperfeiçoamento em Prótese, Periodontia e Ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia.

Avalie este artigo
Sem Comentários

Deixe um comentário