ENTREVISTA COM PEDRO PHILLIPI FEITOSA

2
3 1

Fotos: Hélida Chagas

A nossa entrevista é com um dos jovens empresários mais promissores da cidade. Na verdade ele é natural de Camaçari – BA, mas com raízes fincadas aqui em Santa Cruz do Capibaribe, uma vez que a sua mãe é daqui. Estamos falando do jovem empresário Pedro Feitosa, ele que é formado em Direito e montou escritório recentemente na Capital das Confecções, a fim de atender a um público em geral com vários tipos de serviços.

Zíper – Por que escolheu fazer direito?

Dr. Pedro Feitosa – Na verdade, quando eu fiz direito eu não tinha intenção de advogar, mas para prestar concursos públicos. O direito surgiu como uma vontade de fazer mudanças. Eu acabei me envolvendo com atividades empresariais, fiquei um tempo fora da área e hoje estou voltando a atuar como advogado.

Zíper – Como foi sua chegada aqui em Santa Cruz do Capibaribe?

Dr. Pedro Feitosa – Minha primeira ligação é que a minha mãe é daqui da cidade e desde criança que eu sempre venho aqui. Eu moro aqui há 6 anos e tive uma ligação muito rápida com as pessoas daqui, porque são pessoas muito acolhedoras.

Zíper – Como você avalia seu desempenho nos estudos durante a faculdade?

Dr. Pedro Feitosa – Eu entrei na faculdade com 16 anos, me formei com 21 e tive uma boa base durante os estudos. Passei na OAB antes de concluir o curso e tive sempre um bom desempenho.

Zíper – O que fez você decidir se tornar um advogado?

Dr. Pedro Feitosa – Na época eu era muito novo. Decidi fazer vestibular com apenas 15 anos e não tenho ninguém na família da área. Foi uma decisão baseada no que eu gostava e no que eu achava ser uma melhor formação para mim. Por isso escolhi direito.

Zíper – Em que aspecto da sua formação influenciou na sua carreira?

Dr. Pedro Feitosa – Os bons professores que eu tive e o estágio que eu fiz no maior e melhor escritório do Nordeste, que é o Martorelli, que é de Recife, mas atua em todo Nordeste e na época eu fiz o estágio em Salvador. Foi aí onde eu vi a advocacia empresarial e foi a partir daí que eu decidi montar um escritório e fiz a minha escolha.

Zíper – Onde e como foi sua primeira atuação já como advogado?

Dr. Pedro Feitosa – Nesse escritório que eu citei anteriormente, o Martorelli, os estudantes de direito no último ano da faculdade já começam a fazer audiências em juizados especiais com até 20 salários mínimos. Nessas causas não precisa ser advogado para poder atuar.

Zíper – Quais foram as maiores dificuldades no início e como fez para supera-las?

Dr. Pedro Feitosa – Acho que a maior dificuldade foi por não ter ninguém da área na família. Isso foi uma enorme dificuldade, para quem é do meio, sabe. Outra dificuldade foi por começar em um escritório de porte grande e lá os advogados são como funcionários. Eu não tinha poder de decisão, não tinha dinheiro para montar meu escritório e tive que trabalhar nesse escritório por dois anos recebendo um salário relativamente baixo.

Zíper – Qual o melhor conselho profissional que já lhe deram?

Dr. Pedro Feitosa – Quem me deu sempre bons conselhos foi o meu antigo chefe no Martorelli, o Dr. Renato Golveia, dentre os conselhos ele me incentivou muito a montar meu escritório e fazer o meu próprio nome no mercado.

Zíper – Por você não ter ninguém da área, quem é o seu referencial?

Dr. Pedro Feitosa – O meu referencial profissional é o ex-Ministro do STF, Joaquim Barbosa, ele que tem um currículo invejável e nunca ter se envolvido em nenhum escândalo.

Zíper – Aqui na cidade, montando seu escritório, qual público você pretende atingir?

Dr. Pedro Feitosa –  Eu quero atingir a vários públicos. Mas, o principal deles vai ser o trabalhador. Na outra área será para o direito do consumidor, que é a população em geral. Outras áreas que também iremos atuar é o direito tributário e o DPVAT, que é o público que sofre acidente e precisam de apoio nessa área.

Zíper – Qual o perfil profissional que você visa buscar para a sua atuação em seu escritório?

Dr. Pedro Feitosa – O nosso perfil será pautado na ética e no bom atendimento ao cliente.

Zíper – O mercado está saturado de advogados. Mito ou verdade?

Dr. Pedro Feitosa – Verdade em partes, isso depende da região. Eu acredito que Santa Cruz ainda não vive esse aspecto, porque a cidade é muito voltada para o lado empresarial e pouco voltada para o lado educacional, isso é uma cultura que os pais acabam passando para seus filhos. Quando o filho termina o segundo grau, já começam a trabalhar com os pais. A cidade não tem universidades públicas, apenas faculdades particulares e não tem o curso de direito. Então isso é um facilitador para quem é da área e dessa forma eu acredito que o mercado não esteja saturado.

Zíper – Qual o conselho você dá para quem pretende fazer o curso de Direito?

Dr. Pedro Feitosa – O principal conselho é começar a se preparar para o exame da ordem lá pelo 5º Período, iniciar o TCC com bastante antecedência, porque se você deixar para se preparar no final do curso, você vai ver que não dará tempo, pois você vai ficar muito envolvido com os estágios e terá dificuldades para prestar o exame da OAB e finalizar o curso.

Zíper – Quais os serviços o público vai encontrar no seu escritório?

Dr. Pedro Feitosa – O nosso escritório será voltado mais para o público em geral, atender da melhor forma os clientes e dar celeridade aos processos. O meu diferencial é ter um bom relacionamento com as pessoas que atuam na atividade jurídica e isso facilita todo o trabalho dos profissionais da área. Gostaria de dizer que adoro essa cidade. Eu me vejo hoje um pernambucano, não pretendo voltar para a Bahia, gosto de mais daqui e tenho certeza que iremos ofertar um serviço de qualidade para os santa-cruzenses.

Avalie este artigo
Sem Comentários

Deixe um comentário